NOSSA HISTÓRIA

As primeiras áreas foram adquiridas em 1994, para serem utilizadas na criação do cavalo Puro Sangue Inglês – PSI.

A decisão da escolha pela região de Bagé foi baseada em dois fatores:

1 - De acordo com o Kentucky Research Center, Bagé possui uma área que esta entre as 3 melhores do mundo para a criação de Equinos, notadamente a faixa que começa em Bage e cruza o Uruguay nas cercanias do Rio Negro, terminando na Região de Mar Del Plata na Argentina.

2 - A existência naquela localidade de importantes haras, constituindo, portanto, um polo criatório, muito importante quanto a formação de mão de obra especializada, farmácias especializadas, facilitando a importação de garanhões no sistema de “pool” (consorcio).

A atividade de criação do PSI, no nosso haras, teve um resultado espetacular. Com efeito, temos vitórias de nível clássico em diversos países como USA, Africa do Sul,Chile, Argentina, Uruguay, França e Inglaterra. E no Brasil obtivemos vitórias nas mais importantes competições, tornando nosso criatório como um dos principais do nosso país.

Outras áreas vizinhas foram adquiridas, tendo atualmente aproximadamente 200 he.

Em 1994 foi adquirida uma área de aproximadamente 1.000 he em frente a área do Haras com a intenção do desenvolvimento da "Pecuária de ENGORDA".

 

Nesta fazenda, decidimos plantar uma floresta de árvores de excelente desenvolvimento na região chamada ACACIA NEGRA. Plantamos numa parte da fazenda cuja topografia era mais acidentada. Neste ano de 2018 finalizamos a colheita desta floresta, tendo alcançado sua produtividade estimada.

Para executar a colheita da floresta, fizemos uma parceria com uma tradicional empresa de corte florestal: FCL - Serviços Florestais e Transportes Ltda.

Em substituição a floresta cortada, introduzimos árvores de oliveira, cujo projeto total são de 330 he e produção estimada em 2022 será de 450 mil litros de azeite extra virgem.

Destaque-se o pioneirismo do projeto quanto a plantação de árvores de oliveira logo após o corte das Acácias Negras.

Na área destinada à pecuária vários investimentos foram realizados, como pivos de irrigação, sistema de rodizio neozelandês, novas barragens, onde em área reduzida tem-se obtido resultado acima da media local.